Profetas da chuva preveem inverno regular este ano no Ceará
11 de janeiro de 2026
A sabedoria popular e a ciência climática se encontraram, mais uma vez, no auditório do IFCE Campus Quixadá, durante o 30º Encontro dos Profetas da Chuva, na manhã deste sábado (10/1).
O evento, tradicional no interior cearense, contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, produtores rurais e representantes de outros segmentos da sociedade local.
A previsão consensual aponta para um inverno de chuvas medianas, caracterizado pelos profetas como uma “seca verde”.
A maioria dos profetas presentes acredita que o período chuvoso de 2026 será irregular, com precipitações abaixo da média, mas suficientes para gerar uma cobertura vegetal passageira, daí o termo “seca verde”.
Uma minoria garantiu que haverá chuvas abundantes, capazes de encher açudes.
A vice-governadora Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas, o secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana, estiveram no local, assim como o deputado estadual De Assis Diniz e o secretário de Cultura de Quixadá, Clebio Viriato, organizador do evento.
Um dos pontos destacados foi a evolução no formato da reunião. De acordo com observadores e participantes, o evento, que outrora se assemelhava mais a um palanque político, com discursos longos de autoridades ofuscando os profetas, passou por uma significativa transformação.
“Os sabedores populares retomaram o centro do palco. Hoje, são eles que recebem os aplausos e toda a atenção do público, e ganharam mais tempo para suas previsões”, afirmou Clebio.