Fortaleza pode ganhar corredor cultural entre Benfica e Praia de Iracema
16 de janeiro de 2026
O Governo do Ceará está estudando a implementação de um corredor cultural em Fortaleza, ligando o Benfica à Praia de Iracema.
Esse foi o tema principal de uma reunião ocorrida na terça-feira passada (13/1), com as presenças do governador Elmano de Freitas; secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela; do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira; do reitor da UFC – Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida e de outros integrantes da gestão estadual.
O projeto, de iniciativa da UFC, ainda não detém um cronograma de planejamento. Por enquanto, tanto o Estado quanto a Prefeitura de Fortaleza receberam a comitiva de representantes acadêmicos para analisar a viabilidade da proposta.
Apesar disso, a instituição federal espera que as obras se iniciem ainda em 2026, caso a parceria entre UFC, Governo do Estado e Prefeitura for, de fato, confirmada.
Ao todo, o Corredor Cultural é dividido em dez trechos. Os cinco primeiros vão do Benfica ao Centro e os seguintes vão do Centro até a Praia de Iracema. A UFC estima que o orçamento do projeto gira em torno de R$ 50 milhões.
Confira os trechos do Corredor Cultural
1: Cruzamento da Reitoria da UFC entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio;
2: Da rua Juvenal Galeno ao Restaurante Universitário (RU);
3: Do RU à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC);
4: Da FEAAC à Av. Domingos Olímpio;
5: Da Av. Domingos Olímpio à Faculdade de Direito (Fadir);
6: Da Fadir à Praça José de Alencar;
7: Da Praça José de Alencar à Estação das Artes;
8: Da Estação das Artes ao Mercado Central;
9: Do Mercado Central ao Pavilhão Atlântico;
10: Do Pavilhão Atlântico ao Polo Cultural São Pedro.