Cruzamento da Bezerra com José Jatahy é o mais perigoso de Fortaleza
12 de maio de 2022
O cruzamento das avenidas Bezerra de Menezes com José Jatahy, na confluência dos bairros Parque Araxá, Farias Brito e Monte Castelo, está sendo apontado como o mais perigoso de Fortaleza.
Esses dados estão num levantamento realizado recentemente pela Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza. De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da AMC, André Luís Barcelos, o ranking dos cruzamentos mais perigosos é feito a partir de um método utilizado em todo o mundo.
“Para encontrar os pontos mais críticos, se utiliza uma fórmula matemática, onde cada sinistro é classificado de acordo com sua gravidade. Além disso, também é levado em conta o fluxo veicular do local”, explicou o gerente.
Os dados de 2021 da AMC apontam que a maioria dos sinistros graves ocorre durante a noite e a madrugada. O perfil dos acidentes segue o mesmo perfil que se observa no restante da cidade. Primeiro são as motos, depois pedestres e ciclistas e, por fim, os usuários de veículos automotores.
Segundo Barcelos, o desrespeito à sinalização é uma constante no cruzamento da Bezerra com Avenida José Jatahy: “O local já possui ações por parte da AMC, as duas vias possuem redução de velocidade. Na área, há um fluxo de vários modais, ali temos um grande fluxo de ônibus, caminhões e motos. O que chama a atenção neste ponto são as ações de conversões irregulares. Esse comportamento cria um risco ainda maior por se tratar de uma via muito movimentada.”