Prefeitura de Fortaleza anuncia reforma no Mercado São Sebastião
27 de junho de 2022
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, assinou ontem uma ordem de serviço para reforma do Mercado São Sebastião. Com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, a obra prevê a requalificação e modernização da estrutura do equipamento. As intervenções serão executadas pela Secretaria da Gestão Regional (Seger) e devem ser concluídas no prazo de seis meses.
Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, Sarto destacou a importância cultural do Mercado São Sebastião para o povo fortalezense e apontou que as obras de requalificação serão realizadas com o intuito de atender demandas prioritárias de comerciantes e usuários do espaço.
“O Mercado São Sebastião tem uma forte tradição em Fortaleza. É um espaço que eu frequento, assim como muitas outras pessoas, sendo um ponto histórico, turístico e gastronômico. Essas reformas acontecem após a interlocução com a população e com a associação de permissionários, então estamos atendendo uma demanda muito desejada”, relatou o prefeito.
No local, serão realizadas a manutenção do sistema de proteção contra incêndios; reforma da cobertura metálica, esquadrias e nova pintura do bloco C; pavimentação e sinalização do estacionamento da unidade, além da reforma e manutenção das rampas dos passeios externos.
Arcelino Lima, secretário executivo da Seger, também salientou que as reformas têm por objetivo atender demandas requeridas pelos permissionários, visando melhorar a estrutura de atendimento e de serviços.
“Essas reformas vêm para atender um pleito antigo dos comerciantes e usuários do mercado. Iremos, prioritariamente, refazer as cobertas metálicas e instalações elétricas e de incêndio, uma vez que os comerciantes apontaram que esses eram os pontos de maior problema durante o período de chuvas. Estudamos também, no futuro, estender essas reformas para os demais pavilhões”, informou o secretário.
O Mercado São Sebastião, segundo dados históricos, começou a funcionar em 1897 e passou por várias reformas, sendo a última em 1997, de autoria do arquiteto cearense Fausto Nilo.
Atualmente, tem mais de 400 boxes distribuídos em três blocos. O espaço é procurado para a compra de frutas, verduras, carnes, peixes, frutos do mar, plantas e vestuário. Além do comércio desses itens, o São Sebastião também atrai fortalezenses e turistas por ser referência na culinária regional, com restaurantes que oferecem pratos tipicamente nordestinos.
Foto: Alex Costa