IFCE quer capacitar 5 mil pessoas em 5G dentro de um ano
23 de julho de 2022
A quinta geração de telefonia móvel brasileira, conhecida como 5G, ainda nem chegou ao usuário cearense, mas deve contar com uma mão de obra robusta no Estado até o ano que vem, de acordo com os planos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). As parcerias fechadas pela instituição projetam cinco mil profissionais capacitados para trabalhar com 5G dentro de um ano.
Wally Menezes, reitor do IFCE, conta que a projeção de qualificação é estimada a partir dos acordos fechados com empresas (nacionais e multinacionais) e instituições locais. Na prática, além de cursos voltados especificamente para o 5G, os profissionais devem ter treinamentos relacionados em IoT ( internet of things ou internet das coisas, em português) e FTTH (tecnologia que conecta fibra óptica nas residências) também.
“O público-alvo é aberto. São alunos do IFCE, de outras instituições, são estudantes ou não, podem ser inclusive funcionários das empresas de Telecom de uma forma geral que precisam ser capacitados na tecnologia. É um campo aberto”, afirmou o reitor.
Para ter acesso às vagas, ele indica estar atento ao site do Instituto, no qual a abertura dos cursos é feita, com detalhes sobre o número de pessoas por turma e condições de participação serão divulgados.
O novo memorando de entendimento para formação desse pessoal foi assinado na quinta-feira, 21, com a chinesa Huawei e a cearense Brisanet. A partir desse acordo, o reitor informa que um centro de treinamento específico para 5G no campus do IFCE será montado em Jaguaribe. “Vamos instalar em Jaguaribe o primeiro laboratório de 5G do Norte e Nordeste e, talvez, no Brasil. E, principalmente, o primeiro no interior do Estado”, ressaltou.
A escolha, de acordo com ele, deve-se à localização estratégica do campus – o mais próximo de Pereiro, cidade-sede da Brisanet – mas pela expertise do nosso campus de Jaguaribe, que tem os cursos relacionados a telecomunicações também e, principalmente pela interiorização do conhecimento.