Câmara Municipal entrega Medalha Lauro Maia a Grupo Arte de Viver

12 de novembro de 2025

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, uma sessão solene para entrega da Medalha Lauro Maia, maior comenda cultural de nossa capital, ao Grupo Arte de Viver, que em 2025 está completando 25 anos de dedicação ininterrupta ao teatro na capital.

O evento aconteceu graças ao requerimento 3521/2025, de autoria do vereador Michel Lins, e indicação do vereador Nilo Dantas, aprovado por unanimidade na Casa. A mesa da cerimônia foi composta pelos vereadores Nilo Dantas (presidente) e Michel Lins, Hemetério Segundo (diretor-presidente do Grupo Arte de Viver), Pedro Marinho (diretor educacional do Grupo Arte de Viver), Antônio Marcelo (presidente da Academia Cearense de Teatro/ACT), Gilmaíse Mendes (representante da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza/AMLEF), e John White (diretor da Mostra de Teatro do Estudante e da Companhia Teatro e Movimento).

Hemetério Segundo ressaltou que o Grupo Arte de Viver foi fundado em maio de 2000, com objetivo de desbravar o mercado teatral local, e a partir de 2004, quando adquiriu personalidade jurídica, tornou-se Organização Não-Governamental/ONG, ressignificando seus rumos para atuar em prol do social, aliando arte, cuidado e comprometimento com o futuro.

“Quando nosso grupo começou, todas as portas foram fechadas, ninguém nos dava oportunidade. Foi então que resolvemos lutar para sermos referência no Ceará, para sermos portas e janelas a todos que precisassem de uma chance. O grupo oferece cursos livres de iniciação teatral a crianças, adolescentes e adultos, além da Oficina Teatral Permanente, curso profissionalizante de teatro, e mantém o Centro Cultural – Arte de Viver no bairro Montese”, afirmou Hemetério.

A solenidade foi prestigiada por integrantes do grupo, alunos dos cursos livres e da Oficina Profissionalizante, além de familiares, amigos e parceiros, que a transformaram em um momento único, de reconhecimento e emoção.

Compartilhar