Clima de férias toma conta das crianças no projeto Viva o Parque

3 de julho de 2023

O mês das férias escolares chegou e muitas mães e pais tiveram a ideia de levar os filhos às áreas verdes da cidade para brincar, entrar em contato com o verde e usufruir de diversão gastando pouco dinheiro.

Além do contato com a natureza, quem saiu de casa na manhã de ontem pôde curtir as atividades do projeto Viva o Parque, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) nas cinco Unidades de Conservação estaduais: Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió; Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Parque do Cocó; Parque Botânico do Ceará, em Caucaia; e Área de Relevante Interesse Ambiental Riacho da Matinha, no Crato.

Vital Machado, 41, morador do Cocó, levou a pequena Esther, de um ano e meio, para brincar no parquinho. “Ela adora vir para cá, principalmente para ver os cachorros passearem. Todo domingo pela manhã batemos ponto aqui”, diz.

Para quem prefere encarar experiências mais radicais, o Viva o Parque oferece muro de escalada para crianças, tirolesa, slack e arvorismo, que consiste em “caminhar por entre as árvores” em uma estrutura montada acima do solo.

Kelly Sousa, de 34 anos, saiu de Messejana com a filha, uma amiga e mais duas crianças para fazer um piquenique e deixar as crianças correrem livres.

“Eles adoram essas coisas de parque, como pula-pula e balanço. E o bom é que tem outras atividades, como a pintura de rosto. Tudo de graça. Minha filha quer ir no arvorismo, mas eu não deixo, e acho que ela também vai ter medo e querer voltar chorando na metade do percurso”, brinca.

Durante o mês de julho, o Viva o Parque acontece nos domingos pela manhã, nos parques mencionados. Além das atividades e a oferta de água gelada gratuita, o projeto conta com monitores e o apoio de uma ambulância, para o caso de ocorrências médicas.

Compartilhar