Ednardo recebe Medalha Humberto Teixeira na Assembleia Legislativa

20 de junho de 2022

O cantor e compositor cearense José Ednardo Soares Costa Sousa recebeu, na semana passada, a Medalha Humberto Teixeira, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. A homenagem aconteceu graças a uma propositura do deputado estadual Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura da Al.

Em seu pronunciamento, Roseno destacou o papel do artista na música cearense: “Essa homenagem ao Ednardo é um ato de reconhecimento a toda uma geração que deita raízes e lança sementes para a produção musical não só cearense, mas brasileira. Ednardo e os artistas da geração que ficou conhecida como Pessoal do Ceará são do Ceará, são do Brasil e são do mundo, porque souberam fazer o que há de melhor na música. As letras de Ednardo sintetizam o local e o universal, o rural e o urbano, o que é urgente e o que é perene.”

Mesmo afirmando não ser muito de fazer discursos, pois se sente melhor fazendo poesia e música, Ednardo agradeceu pelo reconhecimento de sua obra ao longo desses 50 anos de carreira e disse estar bastante emocionado pelo fato de a homenagem tão significativa vir com a denominação do grande artista cearense Humberto Teixeira.

“Todos nós olhamos “essa terra ardendo qual fogueira de São João” e essa terra continua ardendo em tantos fogos diversos, mas nós precisamos acertar o passo para que nos tratem com a dignidade que merecemos”, declarou o homenageado, ressaltando ainda que, mesmo estando tanto tempo fora da sua terra, nunca saiu dela. “Eu carreguei o Ceará através de minha música e do meu respeito, que são minhas coordenadas existenciais. Que Humberto Teixeira me abençoe com a capacidade de defender o Nordeste, o Brasil e nosso mundo”, disse.

A solenidade contou com apresentações dos cantores Calé Alencar, Lúcio Ricardo, Mona Gadelha e Luana Floretino, e foi prestigiada por um expressivo número de autoridades e representantes de diversos segmentos do mundo social e cultural do Ceará. A Medalha Humberto Teixeira, instituída pela Lei Nº 12.496, sancionada e promulgada pelo então governador Tasso Jereissati, é destinada a agraciar artistas que tenham se destacado com o melhor trabalho nas áreas musical e/ou literária.

Compartilhar