Ferroviário é reconhecido como patrimônio imaterial de Fortaleza

26 de dezembro de 2025

O prefeito Evandro Leitão sancionou na terça-feira passada (23/12) a lei que concede ao Ferroviário Atlético Clube o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Fortaleza.

A lei, de autoria do vereador Wander Alencar, destaca a relevância da trajetória, das conquistas e da identidade construída pela agremiação ao longo das últimas décadas.

Durante o encontro que oficializou a sanção também foram debatidas perspectivas de novas parcerias entre o clube e a Prefeitura de Fortaleza para o ano de 2026, reforçando a sua importância não apenas no esporte, mas também no cenário cultural e social da cidade.

A solenidade reuniu autoridades, dirigentes e representantes ligados à história coral, como o secretário-chefe de gabinete da Prefeitura, Eudes Bringel, o presidente da executiva do clube, Rodger Raniery, os diretores João Frota e Jeff Peixoto, além de Rui Paducho, diretor do Ferroviário SAF, Rui Neto (bisneto do fundador do clube, Waldemar Cabral Caracas) e membros da torcida organizada Falange Coral.

Com a sanção, a lei passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município, consolidando o Ferroviário como um símbolo da memória esportiva e cultural de Fortaleza.

Compartilhar