Fortaleza está perto do fim da 4° onda da Covid-19
3 de agosto de 2022
Há mais de um mês sem registrar mortes em decorrência da Covid-19, Fortaleza está preste a viver o fim da quarta onda da doença. A confirmação foi dada ontem, dia 2/8, pelo epidemiologista Antônio Lima, coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O profissional fez a constatação com base nos dados do boletim publicado semanalmente no site da pasta. De acordo com o documento, o aumento de novas infecções diárias percebidas em junho foi perdendo as forças e agora a cidade vive um cenário de circulação viral baixa, em queda progressiva.
Além disso, o levantamento mostra que a média móvel de casos atual é de 21,3, número que é 89% menor do que a registrada duas semanas atrás, de 194,1 casos. Entre os dias 26 de julho e 1° de agosto, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza caiu para 8,5%, proporção menor do que a registrada entre os dias 19 e 25 de julho (17,0%).
Já em relação ao número de óbitos em decorrência da doença, o último registrado ocorreu no dia 29 de junho e foi de um senhor de mais de 90 anos. Portanto, a capital cearense segue há mais de um mês sem registrar mortes provocadas pela patologia.
Levando em conta esses dados, o epidemiologista Antônio Lima afirmou que o quarto ciclo de contaminação “se encaminha para o final”. O documento afirma ainda que “apesar do natural retardo da confirmação dos casos mais recentes, dificilmente a tendência será alterada ou revertida nas próximas semanas”.
O pico da quarta onda ocorreu entre junho e julho deste ano, mas o aumento dos casos diários mais evidente foi perdendo a força já no fim de junho – dando inicio a uma rápida redução da transmissão. Apesar do cenário positivo, o documento aponta que ações como o aumento da testagem e da cobertura vacinal, além de medidas de proteção, seguem sendo fundamentais para o controle da doença.