“Gelos baianos” são removidos da avenida Bezerra de Menezes
21 de agosto de 2025
Motoristas que trafegam pela avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, estão vibrando com a retirada dos blocos de concreto, conhecidos como “gelos baianos”, que separavam o corredor de ônibus das faixas de tráfego comum.
A medida faz parte da nova sinalização da via e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda neste mês de agosto, conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Os “gelos baianos” estão sendo substituídos por tachões, as chamadas “tartarugas”, para delimitar as faixas divisórias. A intervenção será executada em toda a extensão da avenida, que parte da rua Padre Ibiapina, no Centro, e segue até a avenida Humberto Monte, no Pici.
De acordo com a AMC, o intuito é garantir maior segurança nos deslocamentos dos usuários e reduzir acidentes. Todos os dias, cerca de 64 mil veículos trafegam pela Bezerra de Menezes, que liga a capital a várias cidades da Região Metropolitana.
Leandro Rocha, diretor de trânsito da AMC, afirma que “os gelitos já estavam desgastados e, sempre que algum veículo colidia, eles se soltavam, apresentando riscos a condutores e pedestres”.
Historicamente, motoristas, motociclistas e até comerciantes que ocupam a avenida criticavam a instalação dos blocos de concreto, devido ao risco aumentado de acidentes como capotamentos.