Grupo de Tradições Cearenses remonta “Festa de Padroeiro” no TJA

11 de abril de 2023

A praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, conhecida como o principal local onde acontecem os festejos da Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, está sendo transferida para o palco principal do Theatro José de Alencar. Isso porque o Grupo de Tradições Cearenses vai remontar o espetáculo “Festa de Padroeiro”, idealizado e dirigido pela então presidenta do GTC, professora Elzenir Colares, cuja estreia aconteceu em 1988.

O espetáculo é fruto de um levantamento do potencial turístico do Ceará, feito por Elzenir Colares, quando ela percorreu quase todos os municípios cearenses, conhecendo músicas, danças, artesanato, culinária, costumes e “causos”. Ficou tão empolgada com as festividades dedicadas aos santos que resolveu montar “Festa de Padroeiro”, enfocando a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, com o famoso leilão, as rainhas do “Partido Azul” e do “Partido Encarnado”, as tradicionais mensagens transmitidas pelas irradiadoras (de um alguém para um alguém), as adivinhações feitas à beira das fogueiras, os aproveitadores da fé e da inocência do povo simples do sertão, a poesia popular, os apelos aos santos em forma de preces e pedidos, promessas e até mesmo as performances das “fuxiqueiras”, com seus comentários críticos e hilários.

 “Festa de Padroeiro” foi o espetáculo escolhido para comemorar os 25 anos do GTC, em 1991, quando foi apresentado pela última vez. Agora, 32 anos depois, volta a ser apresentado no TJA, mantendo a essência criada pela professora Elzenir Colares e mostrando ao público, de uma forma bem-humorada e com a magia da dança da música e do teatro como acontecem os festejos, sob a direção do professor Artur Rocha, presidente do GTC.

As apresentações acontecem nos sábados e domingos, dias 15 e 16, 22 e 23 de abril, sempre às 18 horas, com entrada gratuita.

Compartilhar