Maternidade Assis Chateaubriand tem surto de infecção em bebês e restringe atendimento

27 de maio de 2022

Uma superlotação ocasionou um surto de infecções em três unidades da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, localizada no Rodolfo Teófilo. Por conta disso, a emergência da unidade está atendendo apenas às mulheres reguladas pela central de leitos.

A infecção se chama Clostridium Difficile e é passada por manuseio de uma criança para outra. De acordo com a direção da MEAC, por enquanto, os quadros são estáveis, sem risco de desfecho clínico mais grave.

Edson Lucena, gerente de atenção à saúde, afirmou que se a lotação continuar, a quantidade de infecções vai aumentar, o que pode provocar a morte de bebês.

“Agora nós não estamos podendo receber nenhuma gestante com bebês prematuros. Se persistir, o risco é que a gente tenha infecções mais graves e que a gente possa ter inclusive desfechos clínicos inclusive com mortes desses bebês”, alertou.

Sobre o motivo das infecções, o gerente explicou que a lotação ocasiona o maior contato entre as crianças na incubadora, permitindo a maior contaminação.

“Temos as unidades neonatais superlotadas. Essa lotação leva a redução de profissionais para cuidar de um determinado número de bebês e bebês que precisam de cuidados diferenciados. Reduzem os espaços entre as incubadoras e automaticamente permitem que as infecções passem de um bebê para o outro aumentado automaticamente seus riscos”.

Compartilhar