Prefeitura de Fortaleza anuncia descentralização e outras novidades para o Carnaval deste ano
13 de janeiro de 2026
No ano em que comemora três séculos de fundação, a cidade de Fortaleza vai vivenciar um ciclo carnavalesco diferente, com o slogan Na Batida dos 300, oferecendo uma ampla e diversificada programação, que contemplará as 12 Regionais, com atrações para todos os gostos e faixas etárias, da próxima sexta-feira (16 de janeiro) até terça-feira (17 de fevereiro).
A ampliação e outras novidades do Carnaval deste ano em Fortaleza foram anunciadas ontem pelo prefeito Evandro Leitão, juntamente com a secretária da Cultura, Helena Barbosa.
Ao todo, serão 25 palcos, reforçando a proposta de democratizar o acesso às manifestações culturais e às festas populares. Entre os polos contemplados estão: Sapiranga, Parque Dois Irmãos, Bom Jardim, Lagoa do Opaia, Lago Jacarey, Lagoa do Novo Mondubim, Praça do Henrique Jorge, Praça do Cuca Jangurussu, Parque Rachel de Queiroz, Barra do Ceará, Passeio Público, Raimundo dos Queijos, Teatro São José, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Centro Cultural Belchior, Praça da Gentilândia, Mocinha, Mercado da Aerolândia e Cidade da Criança.
E também nos pontos tradicionais do Carnaval da cidade, como o Aterro e o Aterrinho, e a Avenida Domingos Olímpio, onde acontecem os desfiles carnavalescos, além da Praça dos Leões. Uma das grandes novidades desta edição é a instalação de um grande palco com atrações nacionais na Domingos Olímpio, que receberá os shows de Jorge Aragão e Chico César.
Segundo Helena Barbosa, a programação deve contribuir para fortalecer o Ciclo Carnavalesco da cidade, valorizando quem escolhe celebrar os maracatus, os afoxés, os blocos e os cordões, e ampliando a festa para atrair ainda mais pessoas para conhecerem o Carnaval de Fortaleza.
A programação reunirá artistas locais e nacionais, com nomes como Fundo de Quintal, Joelma, Arlindinho, Dudu Nobre, Teresa Cristina, Noda de Caju, Wiu, Tarcísio do Acordeon, Djonga, Chico César, Banda Eva, Baiana System, Olodum, Jorge Aragão e O Kannalha, que irão animar o público ao longo de todo o período carnavalesco.
Mais de 160 artistas e coletivos, 48 blocos de rua independentes, cinco baterias, quatro blocos de palco e 37 agremiações fazem parte dos números do Ciclo Carnavalesco.