Prefeitura e Governo do Ceará inauguram novo Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia
1 de fevereiro de 2026
A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará inauguraram no sábado passado (31/1), o novo Centro de Hemodiálise da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. O espaço é resultado da parceria entre as gestões, municipal e estadual, por meio do programa FORtaleCE, que amplia os investimentos na capital e fortalece os serviços públicos de saúde.A solenidade de inauguração contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho; da secretária da Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo diretores da Santa Casa e outras autoridades.
Na ocasião, o prefeito Evandro Leitão destacou a importância da parceria entre Governo Federal, Governo do Ceará e Prefeitura para o fortalecimento da saúde de Fortaleza.
“Para além da recuperação de um equipamento centenário e tão importante como a Santa Casa, estamos proporcionando serviços mais dignos para a população, com a entrega do primeiro Centro de Hemodiálise da rede municipal”, afirmou o prefeito.
Para a implantação do novo Centro, o espaço passou por requalificação e adequações às normas sanitárias vigentes, com investimento de R$ 1,5 milhão. As obras preservaram as características arquitetônicas do prédio histórico da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, aliando a restauração dos elementos originais à modernização da infraestrutura hospitalar.
O governador Elmano de Freitas reforçou a importância da Santa Casa para a saúde dos fortalezenses e cearenses.
“Essa entrega mostra que quando o Governo Federal, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza dão as mãos, conseguimos oferecer mais à população que tanto precisa. É motivo de muita satisfação ver a Santa Casa com 250 leitos funcionando e nove salas cirúrgicas, atendendo não só Fortaleza, mas também o Ceará”, declarou Elmano.
O serviço conta com 28 máquinas, além de duas de reserva, e está atendendo atualmente 103 pacientes, com capacidade de chegar a 160. Ele atende, principalmente, a população do Centro e de bairros próximos, além de dar suporte aos pacientes internados na Santa Casa, inclusive em leitos de UTI.
“Essa estrutura fortalece o funcionamento do hospital, permite o atendimento de casos mais complexos e garante mais segurança e continuidade do cuidado para quem precisa de hemodiálise”, ressaltou a secretária da Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo.
O Centro de Hemodiálise foi implantado dentro de todos os padrões e normas técnicas estabelecidos pela entidade reguladora, com equipamentos modernos e uma estrutura qualificada
O novo serviço passa a ser o primeiro Centro de Hemodiálise próprio da Rede Municipal de Saúde e funciona com atendimento totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, o tratamento no hospital era realizado por clínica particular conveniada.
De acordo com o diretor da Santa Casa, José Erialdo da Silva Júnior, a inauguração do Centro de Hemodiálise representa a superação de mais um desafio no processo de reabertura do hospital. Segundo ele, o serviço foi encontrado pela atual gestão com estrutura defasada, em ambiente inadequado e fora dos padrões sanitários atuais. As novas instalações garantem mais segurança e o direito à saúde de qualidade para pacientes que dependem diretamente do tratamento para a continuidade de suas vidas.