Prefeitura entrega terceiro Espaço Girassol e anuncia mais três para 2026

23 de dezembro de 2025

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou nesta segunda-feira (22/12), mais um Espaço Girassol, localizado na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no Passaré. O equipamento é o terceiro da rede, que também conta com o Centro de Diagnóstico Girassol, no Edson Queiroz, e a Policlínica Dr. José Eloy Costa Filho, no Bonsucesso.

O espaço inaugurado ontem possui capacidade para realizar até 7 mil atendimentos de crianças e adolescentes de 3 a 18 anos incompletos. “Nós estamos estruturando e equipando a nossa rede do Espaço Girassol. Este é o nosso terceiro equipamento entregue em um ano que foi muito difícil. No próximo ano, nosso objetivo é inaugurar mais três unidades. Tudo isso para garantir um atendimento de qualidade às famílias que têm crianças e jovens com alguma neurodivergência, com acompanhamento humanizado e especializado”, declarou o prefeito Evandro Leitão, acrescentando que a próxima unidade será inaugurada na Policlínica Lusmar Veras Rodrigues, no Jóquei Clube.

Com investimento superior a R$ 3 milhões, a unidade conta com 11 salas, sendo nove destinadas ao acompanhamento terapêutico individual e duas para atendimentos em grupo. A equipe é formada por 43 profissionais. A primeira-dama de Fortaleza e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, ressaltou a ampliação do serviço.

“A Rede Girassol está realmente ganhando corpo, pois, além dos nossos equipamentos, dos nossos centros de atendimento e do Centro de Diagnóstico, passará a contar com unidades contratualizadas, todas funcionando de acordo com a metodologia que aplicamos aqui”, destacou Cristiane.

A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, destacou a importância da ampliação da capacidade de atendimento da Rede. “O objetivo é que cada complexo atenda, em média, cerca de 7 mil pacientes. Trata-se de um número expressivo. Nossa intenção é continuar ampliando essa capacidade e, consequentemente, reduzir a fila de espera, por meio da abertura de novos Complexos Girassol, diminuindo o quantitativo de pessoas aguardando atendimento.”

Em caso de suspeita de algum transtorno neurodivergente, a primeira orientação é procurar o posto de saúde mais próximo para realizar uma consulta com clínico geral ou pediatra. O profissional fará a avaliação inicial e, se necessário, encaminhará o paciente para o Centro de Diagnóstico Girassol.

Após o diagnóstico, os encaminhamentos serão realizados de acordo com as necessidades específicas de cada criança ou adolescente, que poderão ser direcionados para um Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), um Caps, um Espaço Girassol ou outra unidade da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).

Compartilhar